sexta-feira, 13 de novembro de 2020

SEU DIREITO: ABAIXO ASSINADO : Requer direito do segurado do INSS saber a posição de seu Recurso Administativo na Fila do E-RECURSO no INSS

Pelo direito de saber a posição na fila única do INSS



Sérgio Barcellos Ximenes criou este abaixo-assinado para pressionar Câmara dos Deputados e Senado Federal

Assim como milhares de outros contribuintes, estou esperando há mais de um ano (22/10/2019 – 22/10/2020) a análise do recurso ao indeferimento do pedido de aposentadoria por tempo de serviço. O tempo máximo de análise, definido por lei, deveria ser de cerca de três meses.


Valendo-me da Lei da Transparência, tentei duas vezes, em 28/9 e 23/10/2020, conhecer a minha posição na fila única (nacional), de modo a ter uma estimativa de quanto tempo mais deveria esperar. Em ambas, a resposta foi um texto protocolar que não considerou o conteúdo do pedido ― aliás, a mesma resposta enviada anteriormente pela Ouvidoria do INSS.



Este abaixo-assinado visa à criação de uma lei que obrigue o INSS a fornecer a posição do contribuinte na fila única, a cada mês, por meio do e-mail cadastrado em seu site.

Se há fila, há um número associado a cada processo constante dessa fila. Portanto, essa informação está facilmente disponível ao INSS e deveria ser repassada a quem espera o julgamento do processo.

É inconcebível que o cidadão, tendo cumprido todas as suas obrigações e seguido o trâmite definido por lei, não tenha acesso à informação sobre o estágio atual do seu processo quando ele ultrapassou em muito o prazo determinado.

No meu caso, tendo ingressado com o pedido de aposentadoria em 8 de fevereiro de 2019, o tempo total de espera já passa dos 20 meses.

Essa lei beneficiará centenas de milhares de contribuintes do INSS que estão atualmente nessa situação e também aqueles que venham no futuro a fazer parte da fila única.

Assinem e Compartilhem: Deixe sua assinatura aqui e colabore para termos transparência no INSS.

Por: Sérgio Barcellos Ximenes  via Charge.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASIL: Nubank deve lançar operadora própria de celular

  Documentação prevê que a MVNO utilize a rede da Claro. Contrato foi aprovado pela Anatel. O  Nubank  quer se aventurar além dos serviços b...

Postagens mais visitadas